sábado, 10 de novembro de 2018

A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA ALFABETIZAÇÃO



A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA  NA ALFABETIZAÇÃO

O aluno tem direito ao acesso às tecnologias na escola: "A sólida base teórica sobre informática educativa no Brasil existente em 1989 possibilitou ao MEC instituir, através da Portaria Ministerial nº 549/89, o Programa Nacional de Informática na Educação - PRONINFE, com o objetivo de desenvolver a informática educativa no Brasil, através de atividades e projetos articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica imprescindível ao êxito dos esforços e investimentos envolvidos". Assim, a escola cumpre duplamente seu papel: ensina e educa, educando para um mundo no qual a tecnologia é não só necessária, mas também essencial.

A alfabetização é um momento fantástico de descoberta do mundo para as crianças. Nesse período, somar recursos digitais às aulas ajuda a tornar o ambiente interativo, lúdico e também muito atrativo. Os jogos digitais têm um papel fundamental durante o processo de alfabetização. Ao mesmo tempo em que eles conseguem desenvolver a concentração, o raciocínio lógico e a colaboração entre as crianças, incentivam a leitura e a escrita. O ato de jogar exige uma movimentação mental e, em muitos momentos, a criança tem que colocar em prática o aprendizado adquirido para avançar pelas fases, testando hipóteses, explorando sua espontaneidade e criatividade.
São muitos os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à educação, contudo, é preciso que o professor conheça as ferramentas que tem à sua disposição se quiser que o aprendizado aconteça de fato. O uso das tecnologias nas escolas está além de disponibilizar tais recursos, ele implica aliar método e metodologia na busca de um ensino mais interativo.
Com o bom uso da tecnologia, aliado com outros recursos, a criança tem mais uma possibilidade de entrar em contato com os desafios dessa fase. No entanto, os recursos tecnológicos não são a salvação para o déficit do conhecimento em leitura e escrita, porém, com a ajuda deles ocorrem práticas que levam à alfabetização afirma Emília Ferreiro.
O professor antigamente só podia contar com o quadro negro e o giz como ferramentas de trabalho e com a obrigação de vencer os livros didáticos que trazia conteúdos pré-determinados pelo governo vigente. Hoje em dia vivemos em um mundo digital e globalizado temos a oportunidade de ter uma educação mais crítica, participativa e comunicativa. O aluno tem contato com muitas informações e cabe ao professor filtrar essas informações e utilizá-las na sala de aula.
O aprender por aprender já não existe, hoje os alunos precisam saber para quê e por que precisam saber determinado assunto, no que lhe será útil, com isso a utilização de meios tecnológicos ajudam o professor a passar a ideia principal do conteúdo e prender a atenção do aluno, facilitando essa aprendizagem. Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz.

 

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