O PAPEL DA FAMÍLIA NA ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
As crianças quando chegam na escola para iniciar o processo de alfabetização trazem consigo diversos tipos de conhecimentos adquiridos no ambiente familiar,é através deste convívio que são transmitidos valores, crenças ,costumes, cultura, entre outras características que formam uma personalidade e a escola e os profissionais que a integram devem estar preparados para lidar com estas diferenças.
A escola tem como dever proporcionar condições para o desenvolvimento mental físico, cognitivo, emocional e social da criança, ensinar a arte de ler e escrever.A família tem a função de educar, estabelecer condutas ,normas e acompanhar o desenvolvimento dessas crianças no processo de alfabetização.Sendo assim é de suma importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança a interação entre família e escola,porém nem sempre essa é uma realidade vivenciada nas instituições escolares.
Muitas vezes os responsáveis pelas crianças transferem ao professor e a escola os deveres que não lhes conferem,não acompanham o desenvolvimento dos filhos, não vão às reuniões escolares, não auxiliam nos deveres de casa , nem sequer olham as atividades dos pequenos ,não demonstram nenhum interesse por eles, não acompanham essas crianças no processo da leitura e da escrita.Outro fator que dificulta esse o processo da aprendizagem é justamente que muitas dessas crianças não possuem sequer uma estrutura familiar, o que encontramos nas salas de aula são relatos de pais separados ou de brigas frequentes, crianças que são educadas por terceiros e abandonadas pelos pais, ou então vivem num ambiente que o uso de drogas e o alcoolismo é frequente e dito como normal.É notável nas crianças quando elas não possuem uma estrutura familiar que influenciam esse processo de aprendizagem, pois elas se sentem desmotivadas.Já aquelas crianças que possuem um ambiente estimulador em casa possuem maior facilidade de adquirir novos conhecimentos.
Dessa forma o papel da família é indispensável para o desenvolvimento cognitivo dessas crianças que são inseridas na escola para o processo de alfabetização, é necessário que as pessoas de seu convívio estimulem, inclusive através do exemplo,leiam para essas crianças, brinquem,desenhe,converse, participe da vida escolar e preocupe-se com o futuro das mesmas.
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